Controle de finanças: 5 boas práticas para gerir seu negócio

4 minutos para ler

A parte financeira de um estabelecimento nem sempre está na lista de prioridades dos empreendedores. Muitos se esquecem desse detalhe e somente se dão conta da sua importância depois de sofrer alguns prejuízos. Portanto, manter um bom controle de finanças é essencial, principalmente para profissionais autônomos de beleza e estética.

Existem algumas ações que podem ser realizadas para que você não passe por apertos — principalmente quando os gastos com produtos e mão de obra se misturam —, mantenha o seu negócio nas alturas e garanta clientes cada vez mais satisfeitos. E vamos apresentar as principais neste post! Quer saber quais são? Então continue a leitura!

1. Separe as finanças pessoais das despesas do salão

Fazer a separação de gastos é uma excelente dica para manter o controle de finanças do seu estabelecimento. Afinal, isso é um dos principais motivos pelos quais os profissionais autônomos se endividam.

Separar os custos pessoais dos profissionais também pode ajudar na parte burocrática, facilitando a entrega do imposto de renda. Portanto, o principal passo para começar essa divisão é ter uma conta bancária e um planejamento especial tanto para pessoa física quanto para jurídica.

2. Calcule os custos fixos da empresa

Os custos fixos são aqueles que se mantêm constantes ao longo do ano, como aluguel, telefone e internet (no caso de planos fechados). Já os custos variáveis representam os que sofrem mais alterações, como alimentação, luz, água e materiais de trabalho. Portanto, defina-os e separe-os em suas devidas categorias. Assim, você terá uma noção de todos os gastos e conseguirá fechar o orçamento sem maiores surpresas.

Se as entradas não forem suficientes para cobri-los antecipadamente, será preciso cortar algumas despesas para não passar maiores apertos e ter o trabalho comprometido. Além disso, existem alguns custos específicos que devem ser previamente planejados, como o IPVA. Mantenha-se sempre atento e evite ficar no vermelho.

3. Faça uma reserva de emergência

Como os ganhos dos profissionais autônomos são bem variáveis, é importante ter cuidado e destinar uma parte do seu faturamento para a reserva de emergências. O ideal é ter um caixa que cubra, no mínimo, 6 (seis) meses de custos e despesas antes de retirar o lucro da empresa. Além disso, é indicado investir em produtos com uma boa combinação entre risco, retorno e liquidez.

4. Defina preços corretamente

Para manter um bom controle de finanças do seu salão de beleza, também é importante saber definir o preço do seu trabalho. Sendo assim, faça uma pesquisa de mercado e aplique valores que sejam competitivos, cubram suas despesas e promovam a margem de lucro que você precisa. Também é fundamental dar o devido valor ao seu produto e explicar para o cliente o motivo do preço cobrado.

5. Faça o planejamento das férias

É muito ruim trabalhar os 12 meses do ano sem qualquer descanso, não é? Por isso, dar uma pausa no trabalho é fundamental para a qualidade de vida, além de uma ótima maneira de aumentar a produtividade e voltar com mais gás para a sua amada profissão.

Na hora de planejar suas finanças pessoais, inclua também os gastos com as férias, considerando a diminuição da receita e o planejamento de uma viagem. Lembre-se de escolher um período em que o ramo da beleza esteja um pouco mais fraco, para não perder muitos atendimentos, e quando houver baixa temporada no destino escolhido, para conseguir preços bem mais baixos em passagens e hospedagens.

Por fim, é possível notar que investir no controle de finanças é essencial para manter o seu estabelecimento de beleza operando sem maiores sustos. Então, arregace as mangas e aplique agora mesmo as dicas apresentadas aqui. Assim, você aumentará as chances de sucesso do seu salão e evitará ser pego de surpresa por gastos absurdos e inesperados.

E aí, gostou de saber como fazer um bom controle de finanças do seu estabelecimento? Quer mais dicas incríveis como estas? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook e mantenha-se sempre atualizado!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-